sábado, 14 de maio de 2011

BARULHO NA SALA DE AULA

Sou coordenadora de uma escola de 1º a 9º ano/9 e todos os professores reclamam desse problema tão GRAVE que deveria ser mais discutido na mídia O BARULHO NA SALA DE AULA.
Quando analisamos os problemas gerados pelo barulho encontramos não só os causados a saúde do professor e dos próprios alunos, mas a má condução do processo de aprendizagem. Para a aprender cada indivíduos utiliza de processos mentais para memorizar, aprender com vistas a aplicar o apreendido, quando existe o barulho esse processo fica comprometido, pois escutar (ouvir), falar, escrever e ver (visualizar) são todos integrados,  quando o professor não consegue falar, explicar, dialogar e discutir com os alunos os objetivos de sua aula fracassam o resultado é obvio: alguns alunos copiam, poucos participam e a maioria não aprende nada!!!!!!!!!!!!
O que eu observo é que recai sobre o professor: o fracasso do aluno, a(s) doença(s) gerada pelo desrespeito (depressão, angustia, frutação, problemas auditivos e na voz, etc.) tudo isso causado pelo único fator -  falta de respeito com o outro, falta DE AÇÕES QUE responsabilizam os alunos problemas. O que recai sobre os alunos são uma aprendizagem medíocre (reduzida, superficial, insuficiente) e aqueles pobre alunos alunos atentos, estudiosos que de fato valorizam a escola e querem aprender , ficam várias lacunas nos conteúdos, pouca profundidade dos temas trabalhos e também frustração!
     E para a família? Alguns dizem:
"Ah! A escola é fraca!" ou "o professor não domina esses alunos" ou " Meu filho não é um bom aluno porque tem dificuldade" ou ainda "a escola de pobre é assim mesmo". Não conseguirei citar todas as falas que escuto, mas a responsabilidade da família está na ausência de responsabilidade! Ou seja, o professor está sozinho, a família não acompanha devidamente seus filhos e há precariedade da escola em lidar com seus problemas. A escola tem que modificar seu olhar sobre a sala de aula. O conhecimento está ai muito mais acessível do antes, mas é preciso acreditar que pode ser diferente e o problema não é da "escola" o problema está no sucesso desses alunos em sua vida e no futuro, como adulto, visto que, a infância e adolescência é apenas cerca de 20% de toda a sua vida caso ela não seja proveitosa você terá graves empecilhos.
Mas é preciso mudar e mudar as mentalidades leva tempo.

Comentário feito após acesso a página http://labinfogeteco.blogspot.com/2011/05/o-que-fazer-quando-o-pedido-do.html?showComment=1305422577093