domingo, 20 de novembro de 2011

PROJETO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS


TURMA SIMBA, CAXANGÁ E BAMBERÊ -


No decorrer do semestre...

No decorrer do 2º semestre aprendemos brincando, porque brincar é uma das maneiras mais interessantes para relacionar nossas experiências, fortalecer individualidades e testar limites. “A partir da brincadeira, a criança constrói sua experiência para se relacionar com o mundo de maneira ativa, vivencia experiências de tomadas de decisões. No jogo, ela pode optar, escolher, selecionar, o que é característica importante da brincadeira, pois oportuniza o desenvolvimento da autonomia, criatividade e responsabilidade quanto a suas próprias ações.”

“VAMOS BRINCAR DE PEGA-PEGA?
QUE TAL UM PIQUE-ESCONDE?
VAMOS ENTÃO ALI NO ESCORREGADOR?
VAMOS BRINCAR DE CIRANDA?
VAMOS CORRER, PULAR E ANDAR.
E BEM ALTO GRITA: ESTÁTUA!”



PERIPÉCIAS E TRAQUINAGENS...

Esses momentos as brincadeiras ganham vida e podemos perceber como a criança se relaciona com as representações sociais, seus sentimentos e escolhas, pois através das atitudes é que vamos orientando as crianças sobre o respeito ao outro e sobre saber dividir e compartilhar brinquedos e brincadeiras. 
  As atividades lúdicas potencializam a criança, ajudam no aprimoramento de níveis mais complexos do pensamento e da percepção tanto visual, espacial como corporal. Devido estas características o projeto foi ampliado e incluímos brincadeiras que envolviam a dramatização, o reconto e a apresentação cênica.

"O TEATRO ALEGRA, DÁ MAIS IMAGINAÇÃO E 
CRIATIVIDADES PARA OS PEQUENINOS."

No teatro, as crianças puderam experimentar o movimento, as possibilidades de se expressar, a criatividade, a imaginação, a fantasia e a emoção. Os temas foram retirados na peça Dona Baratinha apresentada na escola pelo grupo de professoras da UMEI.
        

SER CRIANÇA É BOM  DEMAIS...

Como ser criança é bom demais elaboramos uma atividade de para casa onde quem iria responder eram os papais e as mamães; e olha o que eles responderam sobre suas brincadeiras preferidas: “quando eu criança nós brincávamos na rua e no quintal, na rua polícia e ladrão, pula corda, futebol, queimada, rouba bandeira,  e no quintal, bolinha de gude, casinha, passa anel, escolinha, amarelinha...”, “nosso quintal era uma floresta e nós inventávamos mil e uma aventuras...”, “tenho saudades desse tempo, hoje fico vendo meu filho como o tempo passa rápido...”. Muitas experiências foram relatas e muita saudade transpareceu naqueles pequenos textos. 

   TRABALHANDO COM BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS...

As turmas Simba, Caxangá e Bamberê são alegres, engraçadas, vibrantes, brincalhonas, envolvidas. Então assim que combinamos os materiais e o brinquedo que íamos montar, ficou fácil montar o telefone sem fio e a peteca, anteriormente com a professora Amanda, e o dominó de brinquedos e brincadeiras, o boliche, o barquinho de papel, camaleão, vai e vem, pé de lata e mais telefones... Mas não faltaram espaço para o corre cutia, passa anel, amarelinha, brincadeiras com bola, velotrol, rouba bandeira, paribola, estátua, pega-pega, brincadeiras com o brinquedo de casa e o da sala...
         Todos os momentos deixarão em mim muitas recordações e aprendizados que ficaram guardados para sempre em meu coração.
Um grande abraço da professora Evangely
 UMEI ALÁIDE LISBOA/ BELO HORIZONTE