domingo, 8 de julho de 2012


Projeto Horta na Escola: Plantando o amanhã


UMEI Alaíde Lisboa
Turma Berimbau- 2012
Professora Evangely Rodrigues

Apresentação

Este Projeto surgiu com a finalidade de incentivar as crianças a melhorarem os hábitos alimentares, a aprender a cuidar e a preservar o meio ambiente.
As atividades serão propostas integrando as diferentes linguagens, como Literatura, Matemática, Música, Artes e Meio Ambiente para que eles possam intervir no meio de forma positiva, melhorando também a cultura alimentar e nutricional com práticas ambientalmente sustentáveis.

Objetivos

v  Desenvolver a percepção das crianças sobre os cuidados com o meio ambiente.
v  Incentivar o trabalho colaborativo fortalecendo as atitudes que favorecem o desenvolvimento da autonomia (organizar-se, respeitar o outro, exprimir ideias e sentimentos).
v  Adotar e cuidar da horta da UMEI.
v  Oportunizar momentos de observações, reflexões e questionamentos através de estratégias que possibilitem as crianças relacionarem suas experiências as atividades e estratégias propostas.
v  Fotografar e apreciar imagens, filmes e vídeos sobre o tema.
v  Manipular e explorar diferentes objetos buscando o aprimoramento motor em movimentos menores, visando segurar lápis, pinceis, esponjas, pás, e maiores, incentivando as crianças melhorarem seu equilíbrio e destrezas.
Justificativa

Este projeto foi criado para oportunizar as crianças um contato com a terra, com plantinhas e sementes, pois o habito de cuidar, cultivar e preservar devem ser incentivados garantindo a participação de todos em situações pouco habituais.

Desenvolvimento

Em Matemática: trabalhar o fortalecimento e aperfeiçoamento das operações mentais, explorar cor (cores primárias e secundárias), representar números e quantidades (muito, pouco, tudo, nada, bastante, etc.), formas e figuras geométricas.
Em Literatura: trabalhar histórias que têm haver com os temas: horta, meio ambiente, natureza, preservação, etc.
Em artes: incentivar o desenvolvimento do traçado com diferentes recursos (desenho,
recorte, colagem, pintura).
Em Meio Ambiente: contribuir para desenvolvimento de uma consciência coletiva sobre a preservação e cuidado da natureza, incentivar o plantio em casa e o aproveitamento de materiais recicláveis na produção de vasos e cercas com pets; desenvolver atividades que busquem o princípio da sustentabilidade.
Em Música: cantar canções que abordam o tema; desenvolver a percepção sobre sons, repetições, rimas, aliterações; trabalhar o desenvolvimento da consciência fonológica com brincadeiras (bingo, forca, trava-língua, desenhos e palavras).
A alimentação será trabalhada nos momentos das refeições e valorizadas em brincadeiras como a “caixa surpresa de frutas e legumes” onde semanalmente as crianças descobrem através do tato qual é a fruta ou legume surpresa para logo após saborearmos e conversarmos sobre características do alimento e as novidades do dia.
Convidados: Senhor Célio, avô do aluno Raphael, e Carlos, tio do Júlio Cesar, jardineiro da UMEI.
Visitas programadas:
·         Divisão de Áreas Verdes da UFMG.
·         Passeio ao Parque Lagoa do Nado ou ao Aquário do Rio São Francisco.
·         Teatro sobre o tema.

Avaliação
Registrar argumentos, explicações das crianças e situações vivenciadas pelo grupo. Comparar as observações, tirar dúvidas e ouvir os comentários ao longo do processo. Observar como cada criança se relacionou com o canteiro e com as plantas. Refletir com o grupo os avanços, dificuldades e aprendizados ao longo do projeto. 

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