quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Curso de Formação Continuada para professores da Educação Básica para o atendimento do aluno com deficiência mental

FÓRUM TURMA MINAS GERAIS 4: EDUCAÇÃO DIGITAL, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO  
Universidade Federal de Alagoas/ Universidade Aberta do Brasil 



Por Evangely Rodrigues Albertini
O vídeo* traz discussões bastante esclarecedoras sobre o uso da Educação Digital, Tecnologia da Informação e Comunicação e as várias interferências no ambiente escolar. De acordo com os assuntos tratados podemos refletir sobre os seguintes aspectos inerentes a Educação:

_ a renovação da Pedagogia rompendo com tradição da educação transmissora de conhecimento;
_ alteração do sujeito aprendiz de receptor para receptor-emissor-autor capaz de interagir com as situações de aprendizagem e construir significados rumo a construção do conhecimento;
_ o conhecimento deixa de ser pensando como condição homogeneizadora e passa a ser valorizado dentro das múltiplas aprendizagens;
_ a prática pedagógica do professor caminhando para uma prática que trata criticamente a informação, dentro de um contexto, auxiliando o aluno a construir seu próprio saber;
_o professor como autor de suas experiências, renovando suas práticas e aliando as novas possibilidades tecnológicas; 
_o professor conhecedor das capacidades individuais, facilitador do processo de ensino-aprendizagem, condição esta, inerente para saber como ocorre a aprendizagem individual e coletiva, onde o aprender seja o caminho percorrido e a condição para se repensar o currículo. 

A Escola ao longo do tempo tem se mantido como transmissora de conteúdo com o advento da TIC, isso tem ajudado cada vez mais a modificar essa realidade promovendo uma renovação na Pedagogia. Esta condição de a escola ser transmissora do conhecimento perdura ao longo de sua história, mas está se modificando, pois as possibilidades presentes na utilização das tecnologias estão provocando uma renovação nas práticas, ao colocar as situações de aprendizagem uma nova forma de pensar, de criar, partindo do princípio da interatividade, da colaboração e da participação. Esse ambiente pensante com situações que condizem aos sujeitos e capaz de elevar o pensar crítico, são possíveis a partir da própria capacidade de se aprender, diversificando a prática e a ação, pois ambas provocam percepções e desempenhos diferentes, onde as seguintes palavras (compartilhar, envolver, perceber, atuar, descobrir, investir, refletir, agir, interagir, descobrir, pesquisar, aperfeiçoar entre outras) sejam o leme, tanto para o professor como para o aluno, e também sejam os objetivos das práticas, para que assim seja possível construir em conjunto, coletivamente o conhecimento.


Referência Bibliográfica
Salto para o futuro -2008 Educação Digital, Tecnologia da Informação e da Comunicação 

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