Selecionei alguns trabalhos realizados pelos alunos e alunas da UMEI ALAÍDE LISBOA.
Através das fotos é possível ver a riquezas dos materiais utilizados e as inúmeras possibilidades pedagógicas que podemos alcançar...
Divirtam-se!
Experimente o diferente!
Transforme!
Quando transformamos o lixo em brinquedos e brincadeiras,
damos a ele uma segunda vida rica de possibilidades!!!
Este blog foi criado para divulgar experiências em diferentes ambientes educacionais, como também, disponibilizar artigos, estratégias e materiais pedagógicos
terça-feira, 11 de outubro de 2011
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
A reutilização de materiais: a transformação do lixo
Modelos de criações que as crianças podem fazer e se divertir!
Chega de sala barulhenta, agora eu quero falar só com os baixinhos...
transformar a sala de aula,
promover uma educação que aproxima e humaniza as relações,
compreender a linguagem da natureza ao redor...
"a sala de aula deve ser um ateliê..."
Chega de sala barulhenta, agora eu quero falar só com os baixinhos...
transformar a sala de aula,
promover uma educação que aproxima e humaniza as relações,
compreender a linguagem da natureza ao redor...
"a sala de aula deve ser um ateliê..."
Olá pessoal, depois de viajar bastante por um novo caminho chamado de Educação Infantil resolvi pesquisar na internet formas diferentes de transformar o lixo, pois experimentar materiais e transformar coisas deve ser um dos objetivos da Educação... Mas enfim, a criação de brinquedos e bugigangas está a todo vapor... Visitando o blog Segunda Vida dos Objetos eu percebi tamanha riqueza... olhem que lindos trabalhos eu encontrei! Não deixe de visitar o Segunda Vida dos Objetos...
Assim que eu por a mão na massa divulgarei minhas experiências... um abraço a todos!
sábado, 14 de maio de 2011
BARULHO NA SALA DE AULA
Sou coordenadora de uma escola de 1º a 9º ano/9 e todos os professores reclamam desse problema tão GRAVE que deveria ser mais discutido na mídia O BARULHO NA SALA DE AULA.
Quando analisamos os problemas gerados pelo barulho encontramos não só os causados a saúde do professor e dos próprios alunos, mas a má condução do processo de aprendizagem. Para a aprender cada indivíduos utiliza de processos mentais para memorizar, aprender com vistas a aplicar o apreendido, quando existe o barulho esse processo fica comprometido, pois escutar (ouvir), falar, escrever e ver (visualizar) são todos integrados, quando o professor não consegue falar, explicar, dialogar e discutir com os alunos os objetivos de sua aula fracassam o resultado é obvio: alguns alunos copiam, poucos participam e a maioria não aprende nada!!!!!!!!!!!!
O que eu observo é que recai sobre o professor: o fracasso do aluno, a(s) doença(s) gerada pelo desrespeito (depressão, angustia, frutação, problemas auditivos e na voz, etc.) tudo isso causado pelo único fator - falta de respeito com o outro, falta DE AÇÕES QUE responsabilizam os alunos problemas. O que recai sobre os alunos são uma aprendizagem medíocre (reduzida, superficial, insuficiente) e aqueles pobre alunos alunos atentos, estudiosos que de fato valorizam a escola e querem aprender , ficam várias lacunas nos conteúdos, pouca profundidade dos temas trabalhos e também frustração!
E para a família? Alguns dizem:
"Ah! A escola é fraca!" ou "o professor não domina esses alunos" ou " Meu filho não é um bom aluno porque tem dificuldade" ou ainda "a escola de pobre é assim mesmo". Não conseguirei citar todas as falas que escuto, mas a responsabilidade da família está na ausência de responsabilidade! Ou seja, o professor está sozinho, a família não acompanha devidamente seus filhos e há precariedade da escola em lidar com seus problemas. A escola tem que modificar seu olhar sobre a sala de aula. O conhecimento está ai muito mais acessível do antes, mas é preciso acreditar que pode ser diferente e o problema não é da "escola" o problema está no sucesso desses alunos em sua vida e no futuro, como adulto, visto que, a infância e adolescência é apenas cerca de 20% de toda a sua vida caso ela não seja proveitosa você terá graves empecilhos.
Mas é preciso mudar e mudar as mentalidades leva tempo.
Comentário feito após acesso a página http://labinfogeteco.blogspot.com/2011/05/o-que-fazer-quando-o-pedido-do.html?showComment=1305422577093
Quando analisamos os problemas gerados pelo barulho encontramos não só os causados a saúde do professor e dos próprios alunos, mas a má condução do processo de aprendizagem. Para a aprender cada indivíduos utiliza de processos mentais para memorizar, aprender com vistas a aplicar o apreendido, quando existe o barulho esse processo fica comprometido, pois escutar (ouvir), falar, escrever e ver (visualizar) são todos integrados, quando o professor não consegue falar, explicar, dialogar e discutir com os alunos os objetivos de sua aula fracassam o resultado é obvio: alguns alunos copiam, poucos participam e a maioria não aprende nada!!!!!!!!!!!!
O que eu observo é que recai sobre o professor: o fracasso do aluno, a(s) doença(s) gerada pelo desrespeito (depressão, angustia, frutação, problemas auditivos e na voz, etc.) tudo isso causado pelo único fator - falta de respeito com o outro, falta DE AÇÕES QUE responsabilizam os alunos problemas. O que recai sobre os alunos são uma aprendizagem medíocre (reduzida, superficial, insuficiente) e aqueles pobre alunos alunos atentos, estudiosos que de fato valorizam a escola e querem aprender , ficam várias lacunas nos conteúdos, pouca profundidade dos temas trabalhos e também frustração!
E para a família? Alguns dizem:
"Ah! A escola é fraca!" ou "o professor não domina esses alunos" ou " Meu filho não é um bom aluno porque tem dificuldade" ou ainda "a escola de pobre é assim mesmo". Não conseguirei citar todas as falas que escuto, mas a responsabilidade da família está na ausência de responsabilidade! Ou seja, o professor está sozinho, a família não acompanha devidamente seus filhos e há precariedade da escola em lidar com seus problemas. A escola tem que modificar seu olhar sobre a sala de aula. O conhecimento está ai muito mais acessível do antes, mas é preciso acreditar que pode ser diferente e o problema não é da "escola" o problema está no sucesso desses alunos em sua vida e no futuro, como adulto, visto que, a infância e adolescência é apenas cerca de 20% de toda a sua vida caso ela não seja proveitosa você terá graves empecilhos.
Mas é preciso mudar e mudar as mentalidades leva tempo.
Comentário feito após acesso a página http://labinfogeteco.blogspot.com/2011/05/o-que-fazer-quando-o-pedido-do.html?showComment=1305422577093
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Biblioteca Digital da UNESCO
A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo.
Os principais objetivos da Biblioteca Digital Mundial são:
Promover a compreensão internacional e intercultural;
Expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na Internet;
Fornecer recursos para educadores, acadêmicos e o público em geral;
Desenvolver capacidades em instituições parceiras, a fim de reduzir a lacuna digital dentro dos e entre os países.
Para conhecer acesse www.wdl.org/ pt/ Colaboração da professora Dra Maria Aparecida Silva
Os principais objetivos da Biblioteca Digital Mundial são:
Promover a compreensão internacional e intercultural;
Expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na Internet;
Fornecer recursos para educadores, acadêmicos e o público em geral;
Desenvolver capacidades em instituições parceiras, a fim de reduzir a lacuna digital dentro dos e entre os países.
Para conhecer acesse www.wdl.org/ pt/ Colaboração da professora Dra Maria Aparecida Silva
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Curso de Formação Continuada para professores da Educação Básica para o atendimento do aluno com deficiência mental
FÓRUM TURMA MINAS GERAIS 4: EDUCAÇÃO DIGITAL, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Universidade Federal de Alagoas/ Universidade Aberta do Brasil
Universidade Federal de Alagoas/ Universidade Aberta do Brasil
Por Evangely Rodrigues Albertini O vídeo* traz discussões bastante esclarecedoras sobre o uso da Educação Digital, Tecnologia da Informação e Comunicação e as várias interferências no ambiente escolar. De acordo com os assuntos tratados podemos refletir sobre os seguintes aspectos inerentes a Educação: _ a renovação da Pedagogia rompendo com tradição da educação transmissora de conhecimento; _ alteração do sujeito aprendiz de receptor para receptor-emissor-autor capaz de interagir com as situações de aprendizagem e construir significados rumo a construção do conhecimento; _ o conhecimento deixa de ser pensando como condição homogeneizadora e passa a ser valorizado dentro das múltiplas aprendizagens; _ a prática pedagógica do professor caminhando para uma prática que trata criticamente a informação, dentro de um contexto, auxiliando o aluno a construir seu próprio saber; _o professor como autor de suas experiências, renovando suas práticas e aliando as novas possibilidades tecnológicas; _o professor conhecedor das capacidades individuais, facilitador do processo de ensino-aprendizagem, condição esta, inerente para saber como ocorre a aprendizagem individual e coletiva, onde o aprender seja o caminho percorrido e a condição para se repensar o currículo. A Escola ao longo do tempo tem se mantido como transmissora de conteúdo com o advento da TIC, isso tem ajudado cada vez mais a modificar essa realidade promovendo uma renovação na Pedagogia. Esta condição de a escola ser transmissora do conhecimento perdura ao longo de sua história, mas está se modificando, pois as possibilidades presentes na utilização das tecnologias estão provocando uma renovação nas práticas, ao colocar as situações de aprendizagem uma nova forma de pensar, de criar, partindo do princípio da interatividade, da colaboração e da participação. Esse ambiente pensante com situações que condizem aos sujeitos e capaz de elevar o pensar crítico, são possíveis a partir da própria capacidade de se aprender, diversificando a prática e a ação, pois ambas provocam percepções e desempenhos diferentes, onde as seguintes palavras (compartilhar, envolver, perceber, atuar, descobrir, investir, refletir, agir, interagir, descobrir, pesquisar, aperfeiçoar entre outras) sejam o leme, tanto para o professor como para o aluno, e também sejam os objetivos das práticas, para que assim seja possível construir em conjunto, coletivamente o conhecimento. Referência Bibliográfica Salto para o futuro -2008 Educação Digital, Tecnologia da Informação e da Comunicação |
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
A busca de uma abordagem humanizada
Após pesquisar vários sites e buscar materiais para se discutir como abordar o problema da violência contra crianças, encontrei a cartilha “Depoimento sem dano”. Este material não é considerado ideal, mas é um princípio para buscar algo mais significativo e que atenda a todas as necessidades e requisitos para que possamos lidar com esse assunto tão recorrente dentro do espaço escolar.
"Em 2003 foi implantada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, uma metodologia chamada “Depoimento sem dano”, que busca minimizar a exposição e os traumas de crianças vítimas de violência sexual durante o processo. O método, no entanto, ainda não é considerado ideal. Para saber mais sobre como funciona o “Depoimento sem dano”, leia cartilha publicada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul em 2009."
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Dicionário de Libras
Esta é a oportunidade de conhecer e aprender um pouco sobre a língua de sinais brasileiro.
Vale entrar e pesquisar!!!!
Visite o site: http://www.acessobrasil.org.br/libras/
Vale entrar e pesquisar!!!!
Visite o site: http://www.acessobrasil.org.br/libras/
Assinar:
Postagens (Atom)